sábado, 15 de maio de 2010

A MANADA DE ANIMAIS*



As focas-bebê são bolas grandes e fofas e a habilidade da foca é nadar pelos oceanos. E ela, a foca, come peixe, salmão, coral e todos os tipos de peixes. Até os pingüins gostam de peixes. Eles nadam e quando a água está seca, eles deslizam de barriga de montanha a baixo e os ursos-polares brigam entre si.

O airo bota ovos e a morsa tem uma parte dos ossos fora da carne. As morsas andam e elas ficam em um grande bando para nadar em fileira e pulam na água uma de cada vez.

Os camelos, nas costas eles tem 2 montes que são chamados corcovas, que servem para sentar em cima e correr rápido. No verão todo dia no Egito é calor e a cobra rasteja e sente texturas toda hora. O orix sabe andar o dia todo e à noite. Toda zebra é listrada com as cores preto e branco.

O leão come carne de corpo como os outros animais e o leão tem uma juba (não jujuba!) uma juba entre a cabeça, e o guepardo corre rápido como um foguete, e as onças-bebê gostam de brincar e são bem mansinhas, mas as onças grandes, que são adultas, são bem mais perigosas.

Os tubarões comem gente e os animais e podem causar ferimentos nos mansos da terra e da água ou podem matar. Até as barracudas são assim e também os peixes piranha vivem assim. O beta mora sozinho e ele gosta de morar sozinho. Se os betas fizerem amizade não irão fazer amizade de verdade porque eles sempre brigam.

As baleias são muito fortes porque são enormes. Elas comem comida tipo um “krill” e os peixes-escorpião têm veneno como os peixes-leão. O papagaio do mar tem cara de triste e o peixe-espada tem uma barbatana que são triângulos em pé.

O gato se alimenta do rato, que se alimenta do queijo. O gato gosta de brincar de tricô e de tomar leite. O cachorro é muito brincalhão e babão na hora de comer e brinca de bola. Os peixes dourados são todos laranjas e outros brancos e laranjas. Os hamsters vêm quando você chama o nome deles.

As cobras, algumas pessoas gostam de ter cobras como bichos de estimação: víboras, cascavéis, jibóias, cobras píton, cobras do mar e outros tipos de cobras.

Os esquilos são animais que trabalham procurando comida para guardá-la e não param de procurar comida a não ser no inverno. Eles escondem as nozes nas árvores para ninguém achar e o pardal sempre sabe onde os esquilos guardam as nozes deles e os pardais são comida dos gatos, mas gatos não da floresta e lobos são perigosos. Eles comem carne de corpo.

As raposas são elegantes, muito respeitáveis com as pessoas, só comem outros animais e são noturnas, dormem de dia e caçam de noite. E corujas são noturnas também, dormem de dia e cantam de noite. Também os grilos cantam, vaga-lumes brilham e são bonitos, muito bonitos, 2 vezes muito bonitos!

Matheo Angelo (2009)



Uma história puxa outra:

1ª  Dilemas de mãe... Ele queria um animal de estimação, porém não era o momento. Mas parecia cruel dizer “agora não posso te ajudar nessa empreitada”. Sem saber o que fazer, ao invés de ir a uma loja de animais, fui a uma livraria e lá estava a minha redenção! O livro trouxe mais que um bicho, trouxe um planeta inteiro de animais. E ele, o livro, realmente se tornou seu companheiro inseparável: na hora de dormir, em casa, na escola, no consultório médico, nos passeios, para onde quer que fosse! Matheo não desistiu do seu bicho de estimação, mas sua “estimação” se espalhou por todos os “bichos” das florestas, das montanhas, dos oceanos, de todos os lugares para muito além dos muros da nossa casa...

2ª Fabíola era uma admiradora secreta do “nosso pequeno escritor”, como dizia ela. Certo dia convidou-o a escrever um novo livro e ela promoveria uma “tarde de autógrafos” na escola. Ele não cabia em si de orgulho pelo reconhecimento público de seu ofício. Debruçou-se sobre o computador e escreveu num só fôlego “A manada de animais”. Queria compartilhar seu amor pelos bichos, queria compartilhar seu amor pelo aprender, queria, enfim, mostrar à escola a sua “arte de conhecer” o mundo! Penso nas muitas marcas que a escola pode imprimir na arte de cada um de nós. Quanta responsabilidade! Quantas possibilidades!

3ª Primeiro dia na escola nova. Pedia a lição: ESCREVA O NOME DE UM ANIMAL COM A LETRA “P”. Pato? Porco? Peru? Pintinho? Percevejo? Não! Ele escreveu com determinação: P A N G O L I M. A coordenadora: Mas o que é um pangolim?  A professora: Não conheço esse bicho. A mãe: Pangolim? E você, sabe o que é um pangolim?


* Inspirada no livro “Planeta Animal” de Geneviève Warnau, Editora Girassol, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário